ANUNCIE NO GUIA TÊXTIL
Mais de 30 mil empresas já estão
no Guia Têxtil, e a sua?

SAIBA MAIS SOBRE O GUIA TÊXTIL
ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Digite seu nome Digite seu telefone Digite sua cidade

Seu email foi enviado com sucesso!

Como se Reinventar na Moda

Se para chegar ao sucesso é necessário dedicar-se de forma intensa ao trabalho árduo, manter-se no topo é ainda mais desafiador. Tudo passa, e o que está em alta e é tendência agora, em um instante deixa de ser. No universo fashion, para se reinventar na moda é preciso estar disposto a correr riscos.

A efemeridade é elevada à potência máxima quando se trata de artigos de vestuário. A moda é viva e se inventa e reinventa constantemente, exigindo que o mercado têxtil se adapte em grande velocidade aos novos comportamentos sociais. As marcas e indústrias que desejam se manter relevantes em meio a esse caos de cores, cortes, texturas e métodos de produção precisam pensar continuamente em novas ações para continuarem a despertar o interesse dos consumidores.

Para auxiliar os empreendedores desse setor, o Sebrae apresentou, no final de 2018, um relatório de inteligência com informações importantes para direcionar o melhor caminho a seguir. Antes de conferir nosso apanhado com as melhores dicas para se reinventar na moda, saiba que o Brasil é a maior cadeia têxtil do Ocidente, faturando mais de 50 bilhões anualmente na confecção e varejo de vestuário. Somos referência em moda praia, jeans, fitwear e lingeries.

Saiba quais são as peças-chave para a sua coleção de lingeries

De acordo com o estudo divulgado pelo Sebrae, marcas com uma longa existência enfrentaram diversas adversidades, seja por origem externa, como crises econômicas, ou internas, como problemas de gestão. Se a sua intenção é alcançar longevidade com a sua empresa, fique atento ao que essas marcas sobreviventes tiveram em comum:

– Atuaram globalmente, mas valorizando a cultura local
– Previram e criaram o futuro
– Foram ágeis para atender às demandas
– Estiveram atentas à inovação, e não aos modismos
– Preservaram a própria história
– Tiveram visão de longo prazo
– Diversificaram sem perder o foco
– Criaram um vínculo com a comunidade

Esses traços fazem parte de grandes nomes da indústria da moda, como Chanel, Louis Vitton e Prada. Elas também priorizaram a qualidade, ao invés da quantidade; tiveram coragem para desbravar, ditando tendências e acrescentaram a essa receita design e sofisticação. Ao longo do tempo, despertaram o desejo das camadas da sociedade capazes de formar opiniões e influenciar. O resultado é um mix de inovação, e, embora algumas sejam centenárias, são extremamente contemporâneas. Elas não tiveram medo de arriscar!

reinventar-na-moda-2

Confira algumas das estratégias que muitas marcas adotaram para fugirem do limbo:

– Abriram lojas próprias
– Apostaram no caráter exclusivo e diversificaram o mix de produtos
– Produziram para atender as novas gerações
– Entraram no mundo digital
– Fizeram parcerias com artistas de áreas diversas
– Ofereceram serviços personalizados

O que você deve fazer para se reinventar na moda

Para o Sebrae, existem algumas ações-chave que podem ser capazes de reinventar e alavancar uma marca de moda. Para manter sua empresa relevante e se destacar nesse mercado supercompetitivo, fique atento a esses conselhos:

Conceito da marca

Adote um propósito a sua marca e seja fiel a ele. Procure causar um impacto positivo no mundo, mantendo a coerência entre discurso e prática.

Produto

Renove o mix de produtos e busque ter um diferencial. Faça parcerias e colaborações com outras empresas e até mesmo outros estilistas.

Sustentabilidade

Minimize os impactos ambientais produtivos, buscando maneiras de ser mais sustentável. Valorize a mão de obra, remunere de forma justa e procure promover a economia local. Abrace a diversidade.

Na loja física

Use a tecnologia não apenas para agilizar as vendas e controlar o estoque, mas para implantar atrativos aos clientes, como telas touch para visualização de todas as opções dos produtos.

Lembre-se: marcas fortes dão sempre um passo à frente, inovando, renovando e observando as novidades para adiantar-se ao tempo. São inúmeras possibilidades! Para saber mais sobre o assunto, acesse nosso artigo sobre o futuro do varejo de moda

Créditos: Zanotti

Voltar